Os Kebabs são sem dúvida o mais típico prato de carne da cozinha turca, conhecido no Brasil com o nome de churrasco Grego (mas é turco) e há alguns anos introduzido no Japão pelos imigrantes iranianos com uma receita pra lá de diferente do original, aqui uma breve explicação sobre essa delícia!
Os verdadeiros grelhados turcos são feitos no carvão , podem ser de carne bovina, frango e carneiro, e tem também com legumes. Kebab na Turquia pode ser servido no prato , como sanduiche ou wraps (enrolado, chamado lá de “durum”).
O mais conhecido de todos os kebabs é o Döner Kebab, no qual a carne pode ser de carneiro, boi ou frango e é assada em um grande espeto vertical, depois corta-se finas fatias e as enrola no pão folha, outras variedades também deliciosas são :
- Adana Kebab, a famosa cidade dos Kebabs Adana, assina o prato feito de carne moída de boi e carneiro temperada com especíarias assadas em um longo e fino espeto de metal, acompanha normalmente vegetais grelhados e porção de bulgur ou pilafe de vegetais.
- Urfa Kebab, também leva o nome da cidade de origem Urfa, meio que primo do “Adana Kebab” mas a diferença principal esta na textura e o tempero mais suave.
- Iskender Kebab, original da cidade de Bursa é praticamente a carne do Döner com suas fatias sobrepostas no pide (especie de pão sírio) com manteiga , molho de tomate e iogurte.
- Şiş Kebab, é o mais clássico e familiar dos kebabs, o espeto de cubos de carne com ou sem legumes.
- Patlıcanlı Kebab, versão feita com beringela (Patlıcanlı) e cubos de carne servida com pão e molho de iogurte.
- Testi Kebab ou Pottery Kebab, lembra nossa carne de panela com legumes cozida em um pote de barro sobre o fogo, a parte selada do pote é quebrada quando servido na mesa do cliente.




