Se você está procurando mudar seus hábitos alimentares para uma dieta mais saudável que lhe deixe com mais disposição, menos peso e de quebra claro seja uma delícia, a resposta está na cozinha turca. Essa salada de influências e misturas teve um resultado muito apetitoso que só traz benefícios para todas as comilonas e comilões de plantão que vivem brigando com a balança.
Sim , sim eu sei você pode achar estranho eu morando no Japão e comendo comida turca , afinal sushis , tofus e chá verde também são hits famosos por suas propriedades quase que milagrosas mundo afora… Acontece que eu confesso não sou fã da cozinha asiática , claro que eu adoro shushi e cia. mas , prefiro o sabor dos temperos do mediterrâneo. Então é uma questão de paladar mesmo minha gente sendo assim, vou falar do que eu gosto certo 😉
Com o passar do tempo mudamos em vários aspectos um deles é o paladar, nunca pensei em comer um tomate, ou qualquer tipo de grão (nem mesmo o feijão porque minha mãe peneirava para tirar o caroço, hoje faço o mesmo com minha filha do meio, “mãe eu não gosto das bolinhas” , Oh my gosh!! Hoje eu adoro lentilhas, grão de bico , feijão (sim as bolinhas) e como tomate no café da manhã , tudo bem levou um bom tempo mas cheguei a um certo nível natureba. Variar para não enjooar, receitinhas e mais receitinhas , testando de tudo um pouco reinventando o cardápio do dia-a-dia tarefa complicada quando se tem mais 4 bocas nervosas que não estão muito afim de acompanhar sua onda, mas, para tudo se dá um jeitinho né…
O Japão é o paraíso dos preguiçosos, tudo pronto, tudo prático , tudo rápido e tudo isso traz mais maleficios do que beneficios ao meu ver, acaba com sua saúde (exesso de sal ou açucar , conservantes etc) sem contar claro com o lado afetivo da coisa, afinal alimento está ligado com a vida, com relacionamento quando nos sentamos a mesa para fazer as refeições, com gratidão por ser resultado do seu trabalho ter o alimento a mesa e assim vai…. E a culinária Turca é muito afetiva, é muito artesanal, é muito natural também o que faz ela ser ainda mais especial, aquela coisa do tempo da vovó mesmo , nada de ir no mercado e comprar enlatados, vai lá na sua hortinha , colhe, limpe e cozinhe devagarzinhoooooo, (vai ter com a formiga ó preguiçoso! ) rs provérbios gente.
Aqui vou terminando esse post, convidando você a começar fazer algumas pequenas mudanças em prol da sua saúde física e bem estar de todos a quem você ame, não trago receitas aqui porque tem milhões no Youtube né , mas “vez enquando” vou tentar trazer umas dicas para você experimentar aí no seu mundo.
Bjos.